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Trabalho e Redes Sociais na Contemporaneidade

Márcia Budke, Publicitária, graduada em Comunicação Social pela UFRGS, Mestre em Administração pela PUCRS, Professora Universitária nos MBAs em Marketing e Marketing Digital na Uniritter e FGV.  Especialista em Mídia Programática. Cofundadora da BrazoMídia, empresa que planeja e comercializa soluções de mídia digital integrando plataformas tecnológicas robustas e inovadoras.

Na contemporaneidade, a internet tornou-se um meio de comunicação que permite acessar informações de modo muito rápido, fato este que levou a produção de intensas modificações em uma sociedade globalizada. Dado o constante crescimento e dinamismo do mercado capitalista, as empresas estão potencializando o uso de ações de Marketing Digital com a intenção de captar a atenção dos consumidores, conquistar novos clientes, fidelizar os atuais, divulgar produtos e melhorar a sua rede de relacionamentos. Atualmente, para implementar as práticas de Marketing Digital, as empresas têm feito intenso uso das mídias sociais, tais como, do Twitter, Facebook, Instagram, Blogs e do Google.

Imagem: Pixabay, 2021.

Sabe-se que as redes sociais têm impactado de forma direta as relações de trabalho na sociedade moderna e que elas têm sido usadas como uma espécie de vitrine em que os profissionais divulgam e impulsionam os seus “negócios”. Cabe sublinhar que essa vitrine não é estática, uma vez que hoje, ela permite tanto o anúncio, a divulgação dos produtos e serviços, como também a interação direta com os consumidores. Portanto, as redes sociais, apresentam-se como um importante meio de comunicação para diálogos, percepções e manifestações do público de grupos diversos, sendo um novo espaço que possibilita uma maneira diferente de se relacionar.

Imagem: Pexels, 2021

O surgimento e incremento das redes sociais, decorrentes do constante avanço tecnológico, também leva a reflexões sobre questões importantes como os limites ente o público e o privado, a ética, a responsabilidade social, a qualidade e a quantidade de informações veiculadas cotidianamente. Diante disto, é importante que cada um possa tecer uma interrogação sobre como tem utilizado estes recursos tecnológicos no seu trabalho, na divulgação e na prática profissional. Por exemplo: O uso das redes sociais incrementa positivamente a minha imagem profissional? Tenho sido apropriado(a)? Faço uso adequado e ético das tecnologias de informação na minha prática profissional? Minha exposição em mídias sociais respeita o código de ética da profissão?

Para ampliar a discussão sobre a utilização dos canais digitais na vida profissional, o Núcleo de Práticas em Psicologia Organizacional e do Trabalho (NPOT) realizou uma entrevista com a publicitária Márcia Budke, especialista em Mídia Programática, para falar sobre a febre do “TikTok”, que ganhou adesão de estudantes e profissionais das mais diversas áreas de atuação. A publicitária também foi convidada a elucidar os limites do uso de ferramentas sociais, assim como a importância da postura ética, crítica e responsável ao utilizar qualquer informação para divulgar suas atividades.

Márcia Budke

ENTREVISTA:

Qual a sua opinião sobre a exposição dos profissionais na rede social TikTok na divulgação do seu trabalho?

A ascensão meteórica e a popularidade do uso de redes sociais como o TikTok no nosso cotidiano tem provocado uma alta quantidade de produção de conteúdos diversos, principalmente aqueles ligados a profissões. Muitos usuários têm aproveitado as ferramentas oferecidas para se promover, às vezes ultrapassando limites. Já outros veem a tendência como uma obrigação considerada desnecessária. O TikTok é uma febre, todos sabemos. A rede e a sua economia criativa própria englobam uma grande variedade de micro influenciadores em busca de relevância imediata.

A utilização de ferramentas como TikTok/Reels é útil? Traz resultado positivo para os profissionais?

Assim como em outras redes sociais como Instagram, YouTube e Twitter, as marcas vêm marcando uma presença cada vez maior no TikTok. É claro que ninguém quer perder a oportunidade de alcançar um novo canal de divulgação, podendo conquistar novos públicos. Nesse sentido, com a ascensão do social commerce, as próprias redes sociais vêm incentivando empresas e profissionais a divulgarem e venderem seus produtos e serviços nas próprias plataformas.

O assunto que está em evidência nas redes sociais e que rende opiniões diversas é a chamada “Tiktorização” das profissões, que nada mais é do que afirmar que os profissionais liberais de quase todas as áreas, podem e devem produzir em 100% dos casos um conteúdo de entretenimento para o seu público-alvo, na maioria das vezes, “dançando” alguma trend do TikTok ou até mesmo do Reels.

Imagem: Pixabay, 2021.

Esse tipo de exposição profissional traz benefícios para a imagem?

O aplicativo tem diversas funcionalidades sendo as “dancinhas” as mais conhecidas, porém acredito que elas devam ser usadas com cautela já que estamos falando de um determinado perfil profissional que deve levar em consideração os códigos de conduta da sua profissão e dos conselhos reguladores. Como o propósito do aplicativo é o entretenimento, os profissionais podem se utilizar da irreverência e do humor inteligente, mas sem perder o bom senso e a ética, além de verificar o que é pertinente naquela mensagem.

Existe algum estudo/pesquisa sobre os impactos do TikTok na publicidade?

Sobre o TikTok, temos pesquisas recentes com dados do seu sucesso exponencial: foi App mais baixado dos últimos dois anos no mundo ocidental. Em setembro/2021, a empresa declarou que tem mais de 1 bilhão de usuários globais ativos por mês. Estamos falando de um mercado estimado em mais de US$ 100 bilhões. De acordo com um relatório recente da empresa de análise App Annie, “o TikTok mudou o cenário de streaming e social”. Nos EUA e no Reino Unido, os usuários passam mais horas no TikTok, em média, do que no YouTube. O algoritmo do TikTok é voraz e poderoso na comunicação imediata, casando conteúdos e audiência de forma altamente eficaz.

Imagem: Pixabay, 2021

Como os profissionais poderiam se inserir de forma profissional nas redes sociais?

Seguindo uma regra básica que o profissional precisa estar em movimento, quem “não é visto não é lembrado”. Então, se o momento agora é o TikTok, os profissionais podem surfar nessa onda, se adaptando e se atualizando dentro dessa linguagem. Porém, é importante fazer uso do aplicativo sem perder a identidade, nem precisar copiar o que outras pessoas fazem, não precisa dançar… mas tentar achar ali um meio termo entre o que se quer entregar, o que a profissão exige e o que as pessoas estão esperando dentro da plataforma”, que é muito entretenimento. A superficialidade pode ser muito divertida, mas eu me perguntaria se estar ali faz sentido para a minha profissão. O TikTok tem a grande maioria do seu público alvo na geração Z e Millenium, acredito que as profissões que trabalham com esse público podem ter mais resultados positivos, porém isso não é uma regra já que a popularidade do aplicativo está atingindo todos.

O NPOT deseja a todos um ótimo momento de reflexão a partir das informações apresentadas pela convidada.

Equipe NPOT 2021
Estagiários:
Aline de Rosa Lima;
Carlos Kenny Alves;
Gabriela Johana;
Michele Marques Vicente;
Renata Schuler; e
Vanessa Bragança Rocha.

Supervisora:  Profª. Dra. Márcia A. Vitorello (CRP 07/05468)

One thought on “Trabalho e Redes Sociais na Contemporaneidade

  1. Ótima matéria! Necessário refletir sobre os limites e sobre o quanto influencia em nossa imagem profissional. Parabéns !

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