CINEPSI 2020 – Essa não é a sua vida
A edição CINEPSI 2020, registrou um encontro com o Cinema, Psicanálise e Educação. A parceria promovida pelo Núcleo de Psicologia Organizacional e do Trabalho – NPOT, da Faculdade São Francisco de Assis (FSFA), com o Projeto Diálogos com a Docência e a Discência da FACED/UFRGS, contou com a presença especial do Diretor Jorge Furtado na exibição e discussão do curta “Essa não é a sua vida”, produzido em 1991, mas ainda extremamente atual. Esse momento contou com a mediação das Professoras Doutoras Márcia Vitorello (FSFA), Aline Cunha e Karine Santos (FACED/UFRGS).
Na sala virtual, os participantes foram agraciados com esse significativo momento cultural. A presença do renomado cineasta enalteceu a quarta edição do CINEPSI, momento em que o diretor trouxe os detalhes da produção do curta-metragem, compartilhando a ideia de como nasceu esse trabalho, bem como ressaltando, de um lado, a invisibilidade das individualidades na massa e, por outro a potência de um sujeito particularizado, nomeado.
Um convite a pensar na importância da escuta e na preciosidade de cada narrativa. Em convergência com a Psicanálise, a obra nos apresenta a possibilidade de transformação do sujeito pela abertura da via discursiva e, consequentemente da emergência do desejo. Cinema, Psicanálise e Educação nos levaram a refletir sobre os desdobramentos do discurso, a sabedoria e a força da vida presente na palavra, no aqui agora. Genialidade criativa com a sensibilidade genuína.
“A pessoa traz em si a condição humana, e toda a pessoa humana daria um filme, embora a vida não caiba num filme”, diz Jorge Furtado.
“Eu não sei quem você é. Eu não tenho como saber quem você é. Eu nunca saberei quem você é. Você está em casa vendo TV ou você está numa sala de cinema. O seu anonimato é a sua segurança. Não se preocupe: Essa não é a Sua Vida”. Confira esse curta-metragem: