Convidados

Para ti, o que é saúde mental no trabalho?

O dia mundial da saúde mental, 10 de outubro de 2021, trouxe como tema “Fazemos da saúde mental uma realidade para todos” (OMS, 2021). 

A propósito da saúde mental, Freud argumenta que o trabalho é uma atividade que proporciona certa direção à vida, ligando-nos fortemente à realidade e às pessoas.

O trabalho é uma categoria central na vida das pessoas, podendo ser uma importante fonte de prazer, uma vez que possibilita a sublimação, a construção de uma identidade e de um lugar no social. Por outro lado, ele  também pode tornar-se uma fonte geradora de desprazer e sofrimento. Um trabalho que não permite minimamente ao indivíduo o escoamento das suas pulsões, que é rígido em sua organização e destituído da possibilidade de criação, torna-se uma atividade desprovida de sentidos, apartada da história de vida do sujeito. Nesta perspectiva, ao invés de promover o bem estar, o trabalho pode ser um importante fator de adoecimento, fonte de mal estar psíquico e físico, comprometendo a saúde do trabalhador. 

Com o intuito de refletir sobre a temática da saúde mental no trabalho, o Núcleo de Práticas em Psicologia Organizacional e do Trabalho (NPOT) buscou “dar voz” a alguns trabalhadores de diferentes segmentos. Para isto, lançamos mão de uma interrogação referente às suas experiências: “Para ti, o que é saúde mental no trabalho?”.

Como ressalta Dejours, são os próprios trabalhadores os sujeitos mais indicados para falar do processo e das condições de trabalho, de modo a possibilitar, a partir de seus discursos, a identificação das relações existentes entre vivências e desgastes provocados na subjetividade destes profissionais.

Convidamos todos a testemunhar os depoimentos desses trabalhadores e refletir sobre as significações que emergiram em suas falas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.