Além da academia: a trajetória profissional dos egressos de Psicologia da FSFA
Autores(s): Profa. Dra. Márcia A. Vitorello1, Ana Paula Charão, Gabino Moraes, Jailson Duarte, Juliane Pacheco, Lilian Bettoni, e Nicolas Coutinho, acadêmicos do curso de Psicologia e estagiários do NPOT/2023, da FSFA.
Introdução
No ano de 2023, a equipe do Núcleo de Práticas em Psicologia Organizacional e do Trabalho (NPOT) realizou uma pesquisa que teve como objetivo acompanhar a trajetória de egressos da Faculdade São Francisco de Assis (FSFA). A finalidade desta pesquisa foi a de produzirmos um mapeamento para conhecermos onde e como estão os egressos do curso de Psicologia da FSFA. Para isto, foi utilizado um questionário, através de um formulário do Google Forms, que serviu como ferramenta para a identificação da posição dos ex-alunos após a colação de grau, especificamente em relação às suas percepções sobre a formação na instituição e ao mercado de trabalho.
É importante ressaltarmos que a coleta das informações contemplou apenas uma amostra (foram enviados 159 formulários e obtivemos resposta de 42 egressos) do contingente total dos profissionais da Psicologia formados pela instituição (por ora, constam 87 diplomas registrados no site da faculdade (FSFA, 2023). Os convidados foram escolhidos de modo aleatório e as participações tiveram livre adesão. Foi assegurado o anonimato para preservar as identidades dos participantes e, assim, obtermos respostas com maior transparência e veracidade. Por meio dos questionários, os egressos trouxeram os seus testemunhos acerca das vivências, ao longo de seu percurso acadêmico na FSFA, bem como da trajetória profissional percorrida até o momento. Além do mapeamento da posição dos ex-acadêmicos, a pesquisa buscou dar um panorama de referência para os atuais estudantes de Psicologia da instituição (e de outros ambientes acadêmicos), além de tornar visível multiplicidade de caminhos a serem trilhados na carreira, após a conclusão da graduação.
Mas, como foi realizado esse mapeamento?
Foram coletados dados de 42 egressos do curso de Psicologia da Faculdade São Francisco de Assis, formados entre os anos de 2018 e 2023, que responderam diversas questões relacionadas às suas percepções sobre a formação e a inserção profissional. Destacamos, a seguir, as principais ideias que emergiram neste mapeamento, assim como o depoimento de alguns dos participantes.
Como está a satisfação dos profissionais formados em Psicologia pela FSFA?
A satisfação profissional entre os egressos da área de Psicologia é um ponto que se destaca na pesquisa, uma vez que os profissionais apresentaram, notadamente, uma percepção satisfatória em relação ao seu trabalho.
Quais são as principais modalidades de trabalho entre os egressos da FSFA?
A pesquisa realizada junto aos egressos revelou um cenário diversificado em relação ao vínculo trabalhista, naquilo que concerne ao regimento das leis trabalhistas (Consolidação das leis do trabalho – CLT, criada em 1933). Entre os participantes, sobressaiu a preferência pela atuação profissional autônoma, o que denota uma predileção pela carreira não subordinada a um empregador, e na qual os profissionais têm a liberdade de conduzir as suas práticas de maneira mais independente e empreendedora. Este quadro nos leva a pensar que a busca pela estabilidade e benefícios tradicionalmente associados aos postos de trabalho regidos pela CLT, não estejam no topo das prioridades dos egressos.
Quais são as linhas teóricas seguidas pelos egressos?
A partir do mapeamento realizado, obtivemos uma visão esclarecedora sobre as preferências teóricas nas práticas psicológicas. As respostas dos(as) Psicólogos(as) revelaram uma significativa propensão pela linha teórica da Psicanálise e, em seguida, destacou-se a linha teórica da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Essas duas correntes teóricas foram prevalecentes entre os egressos, mas também foram mencionadas as linhas teóricas Humanista, Psicologia Analítica, Terapia Familiar Sistêmica e Psicologia Comportamental.
Quais áreas de atuação se destacam entre os egressos?
Os resultados da pesquisa sobre a área de atuação dos profissionais revelam uma diversidade notável, refletindo a amplitude e a versatilidade da(S) Psicologia(s). A Psicologia Clínica apareceu como a principal escolha de área de atuação, seguida pela Psicologia Organizacional e do Trabalho. A Psicologia Social, Hospitalar, Escolar e do Trânsito também emergiram nas falas dos respondentes, porém sem ganharem destaque neste grupo.
O curso de Psicologia da FSFA é recomendado pelos egressos?
A satisfação dos egressos com o curso de Psicologia mostrou-se evidente, conforme já mencionamos anteriormente, e esse fator apareceu refletido na assertividade em relação à recomendação do curso para outras pessoas, sendo destacada pelo grupo a qualidade e a relevância da formação oferecida pela instituição. Cursar Psicologia na FSFA não é apenas uma experiência educacional positiva, mas também é a confiança na capacidade da instituição de fornecer uma formação sólida e preparatória para a prática profissional na área da Psicologia, sublinharam os relatos. Isto nos leva a pensar que essa é uma percepção valiosa, pois potencializa a transmissão de uma boa imagem da graduação em Psicologia para um público que esteja em busca de uma instituição comprometida com a excelência acadêmica e o sucesso de seus graduados.
O que podemos concluir com os resultados dessa pesquisa?
Para concluir, reforçamos que essa pesquisa realizada pela equipe do NPOT revelou existir uma importante percepção de satisfação profissional dos egressos com a formação e a inserção no mercado de trabalho. Outro aspecto importante a ser destacado é que, na visão destes (as) Psicólogos (as), o curso de Psicologia da FSFA prepara o aluno para o início das suas práticas profissionais e fomenta neles uma predisposição para buscarem um contínuo aperfeiçoamento. Entendemos que esse tipo de pesquisa contribui para a própria instituição, especificamente para a graduação em Psicologia, obter um “feedback” sobre a qualidade da educação ofertada, que é uma questão complexa e engloba vários fatores, como por exemplo, a matriz curricular, a ênfase do curso, a estrutura física das instalações, os custos/benefícios, o acervo de materiais para a pesquisa, o atendimento administrativo, etc. Todavia, nos chama a atenção que, dentre os diversos fatores no processo educativo, o tópico que ganha destaque para os egressos é o fator humano, isto é, o acolhimento conferido a eles pelo quadro docente e a boa qualidade presente na transmissão de saberes.
- Doutora em Educação pela PPGEDU/UFRGS, na linha de pesquisa Personalidade, Cultura, Psicanálise e Educação, Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUCRS, Especialista em Avaliação Psicológica (CFP), Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. ↩︎